Pular para o conteúdo

Assembleia de Deus em Restauração

Logo da Assembleia de Deus em Restauração

Oferta segundo a Bíblia – Parte 1

Introdução: Esse artigo vem com o intuito de averiguados à luz da Palavra, os temas, Dinheiro, Dízimo e Oferta, e seus desdobramentos na vida cristã e secular, embora seja um tema muito recorrente no seio de igreja, e falado em todos os cultos, a grande maioria dos cristãos não sabe, ou não se propõem a pesquisar sobre o tema, seu intuito e o propósito pelo qual o S’nhor estipulou o dizimo e a oferta , e em quais critérios é um estatuto voluntario, como na construção do Tabernáculo (Ex 25:1) e em quais cenários torna-se o único caminho para um avanço em todas as áreas da nossa vida (Ml 3:10). Não que o S’nhor dependa do nosso dinheiro para manifestar sua vontade boa perfeita e agradável (RM 12:2), mas o apego ao vil metal, pode acarretar consequências penosas, aos filhos de D’us, mas como habitantes desse mundo que jaz no maliguino(1 Jo 5:19), devemos observar em sua palavra,  quais o meios pelos quais podemos preservar a nós e nossas posses desse mundo tenebroso, e ser utilizado para o Reino de D’us.

Palavra Chave: Oferta / Dízimo / Dinheiro do Mundo / Economia / Dinheiro / Moeda

O Dinheiro

Ao olharmos o mundo ao nosso redor, vemos que uma das coisas que movem o mundo é a Economia, está tendo por um dos pilares a Moeda, nem sempre o meio de comprar é vender foi a Moeda, havia o processo de escambo, onde se havia uma matéria prima, que era trocada por outra. Logo, oque determinava o preço de uma comprar era seu peso, por isso a palavra do S’nhor vai dizer ”O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer.” (Pv 11:1), por isso diversas vezes na Bíblia, em algumas passagens, não veremos nomenclaturas como siclos, dracmas, que eram Dinheiros/ Moeda representando um valor, mas o peso em si (Ex 38:25 NVI). Vejamos então que o sistema monetário(uso de moedas) veio como substituto para o sistema de escambo, que fazia uso de troca de matérias primas e recursos escassos, que evoluiu para uso de metais, de metais para papel e escrituras que é oque utilizamos em abundância atualmente, olhando por essa ótica, o dinheiro parece que perde parte do seu valor, mas a Bíblia nos traz essa ciência, olha oque Jesus nos diz nessa Parábola.

“ Jesus disse aos seus discípulos: “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens. Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’. “O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar… Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’.“Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor?’ ‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. “O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta’. “A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve?’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. “Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’. “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato uns com os outros do que os filhos da luz. Por isso, eu digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.” Lucas 16:1-9 NVI

Observa oque Jesus conclui a respeito do dinheiro: “Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas”.

Riqueza × Tesouro

Aos olhos de D’us, o dinheiro nada mais é que uma riqueza, utilizado para adquirir TESOUROS, há uma grande diferença entre riqueza e tesouro, riqueza e personificada pelo dinheiro, pelo poder de compra, a capacidade de adquirir coisas.

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” (Provérbios 4:7 ARC)

“O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou. (Mateus 13:45-46 NVI)

Nessas duas passagens, as frases/orações que tem eu seu núcleo a palavra “tudo”, está associada a riqueza, a dinheiro, a poder de compra, mas os dois versículos trazem consigo uma escolha prudente, o dinheiro para adquirir um bom tesouro. Ao contrário da riqueza que é um meio para se chegar ao fim, o tesouro é o próprio fim, o objetivo final das riquezas adquiridas, nossas riquezas podem ser utilizadas para adquirir bons ou maus tesouros, Jesus nos instruí:

 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus 6:19-21 NVI)

Portanto, que suas riquezas, seu dinheiro, seja utilizado para adquirir bons tesouros.

  1. Uma vida Próspera

 E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. (Eclesiastes 5:19 NVI)

  • Amigos e relacionamentos.

A riqueza traz muitos amigos, mas até o amigo do pobre o abandona. (Provérbios 19:4)

  • Estabilidade Contínua

 A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, mas a pobreza é a ruína dos pobres. (Provérbios 10:15 NVI)

Dinheiro e o Mundo

Embora vejamos que o dinheiro tenha seu bom caminho, e pode ser usado para fins benéficos e proveitoso, para o S’nhor e seu reino, ainda estamos no mundo, e esse jaz no Maligno (1 Jo 5:19), usando por base Watchman  Nee em seu Livro “ Não Ameis o Mundo” , ele vai tratar do assunto dinheiro, e o sistema econômico mundial satânico.

Para fomentar mais ainda o entendimento e a compreensão dos irmãos, farei uso de algo secular, há uma série transmitida por uma streaming, chamada de “O bom Lugar” (The Good Place), e já alertando spoiler, há uma crise no pós vida, onde ninguém consegue mais entrar no bom lugar, que seria o céu da série, pôs desdê a revolução industrial, e a globalização, o mundo está agora totalmente interligado , ou seja, o consumidor comprar uma roupa,e se em um dos momentos da produção houver trabalho escravo, ao adquirir aquele produto, o consumidor corrobora e incentiva o trabalho análogo a escravidão, ou seja, todos ao consumir algo contribuía com coisas absurdas e desumanas, não me atendo a série, mas a realidade, isso acontece, Mateus Ortega escritos de uns dos livros mais completos sobre dinheiro, economia e Vida Cristã, o “Economia do Reino”, no podcast JesusCopy, vai dissertar a respeito de Joana, uma das mulheres que contribua com o ministério de Jesus ( Lc 8:3 ) , porém esse dinheiro vinha de um Reino de pecado, pôs pegava das suas posses, provenientes do salario do seu marido Cusã, que trabalhava na côrte de Herodes, um homem que roubava do povo, extorquir do povo, tirava do povo em tributos altos para si (que incluem suas regalias, confortos, logo sua côrte), e para Roma, Joana pegava desde antro de corrupção, imoralidade e dava para Cristo, ora, então ela utilizava de um dinheiro sujo, de exploração, de um sistema completamente corrompido para dar a D’us ? Sim, é você caro leitor, quando dá seu Dízimo e sua oferta, também faz isso, pôs o mundo jaz no Maligno.

“O que está sendo posto à nossa frente aqui não são os meios injustos pelos quais o dinheiro  é obtido, nem o uso injusto que é feito dele, mas o caráter injusto do dinheiro. O dinheiro em seu caráter essencial é mau. Falamos de “dinheiro limpo” e “dinheiro sujo”, mas à vista de Deus, há apenas dinheiro sujo. O homem que conhece a Deus conhece o caráter do dinheiro. Ele sabe que o dinheiro é mau em si próprio.” (Watchman Nee)

Compreendemos então que o dinheiro, não a riqueza, embora seja o dinheiro uma das suas personificação, tem um caráter mal, onde, se deixa dominar por um tempo, e depois, caso não aja em mente que é apenas um meio para se chegar há um objetivo, ele se torna seu senhor, por isso a Bíblia nos alerta.

  • Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! (Provérbios 23:4 NVI)
  •  Tal é o caminho de todos os gananciosos; quem assim procede a si mesmo se destrói. (Provérbios 1:19 NVI)
  • Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. (Eclesiastes 5:10 NVI)
  • Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. (1 Timóteo 6:9-10 NVI)

Vemos então que o amor a esse ídolo, tem sido o maior causador de desastres, emocionais, físicos, e ambientas também. Embora o posicionamento de Watchman Nee seja absolutamente contra o dinheiro, devemos ser moderados quanto a esse pensamento. O dinheiro não é negativo, mas no sistema econômico o qual vivemos, ele se torna. Mas isso não impede que o cristão seja rico, e adquira dinheiro.

“Não devemos jogar fora as riquezas pôs beneficiam tanto a nós mesmo como o nosso próximo. Elas são providenciadas por Deus para o bem-estar de todos” (Clemente de Alexandria)

“A igreja possuiu ouro, não para acumular. Mas para distribuir e ajudar aqueles em necessidade” ( Ambrósio de Milão)

“Ganhe o máximo que puder, Economize o máximo que puder, Doe o máximo que puder” (John Wesley)

Vemos então, que o problema não é a riqueza, pôs a benção do S’nhor enriquece e não acrescenta dores (Pv 10:22), mas o mal uso do dinheiro, e sua tendência a corromper o homem assim que sai do sistema econômico corrompido e cai na mão de uma pessoa cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *