Pular para o conteúdo

Assembleia de Deus em Restauração

Logo da Assembleia de Deus em Restauração

Honrar a Deus – Parte 1

Apocalipse 4:8-11

Introdução:

Um dos grandes pilares da fé cristã é amar a Deus sobre todas as coisas. Jesus resumiu os mandamentos qd nos instrui a isto. Muitos recusam o Evangelho e suas determinações, mas dizem amar a Deus. Como isso é possível? Como amar alguém e não procurar meios constantes de demonstrar esse amor? Quem ama, honra!!!

Da mesma forma, alguns que se dizem cristãos, também o fazem. Mas um texto da Palavra constesta isto dizendo: “Este povo me honra com lábios, mas seu coração está longe de mim”. (Mt 15:8)

Uma verdadeira demonstração de amor a Deus deve ser honrar a Ele em toda sua Glória, Majestade, Esplendor e Poder! Reflita no seu coração, você realmente honra a Deus?

  1. O que é Honra:

Honra significa valorização, apreciação, estima. É reverenciar, tratar com distinção e deferência. Honrar alguém é ter-lhe alta consideração, enxergar-lhe como importante e precioso.

Um ambiente de honra atrai e abriga a presença de Deus. Para fomentar um ambiente de honra, é preciso desenvolver rituais de honra! Não somente honrar com lábios, mas levar esta atitude de honra á uma efetividade.

  1. Desprezando a Honra: 

Deuteronômio 20:15-18 diz;

 “Farás assim a todas as cidades muito afastadas, que não são do número das cidades dessas nações.  Quanto às cidades daqueles povos cuja possessão te dá o Senhor, teu Deus, não deixarás nelas alma viva.  Segundo a ordem do Senhor, teu Deus, votarás ao interdito os hiteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,  para que não suceda que eles vos ensinem a imitar as abominações que praticam em honra de seus deuses, e venhais a pecar contra o Senhor, vosso Deus.”

Existem os que recebem a benção e esquecem-se da honra. Talvez, por este motivo, alguns ainda não tenham recebido o que pedem no Altar. Deus conhece a intenção do coração. Ele jamais te dará algo que o afastará Dele. Ainda que seja o que tem preparado para ti. Você realmente honra a Deus com tudo que tens? Veja Jeremias 19:4,5

Lembre-se: Para fomentar um ambiente de honra, é preciso desenvolver rituais de honra!

Os filhos de Eli desonram ao Senhor. I Samuel 2:27-30. O maior de todos os chamados, o desprezo pela Honra ao Eterno através daquilo que não agradava. Vide Isaías 42:8

Advertência severa: Malaquias 1:6

  1. Honra e atitudes:

Para algumas pessoas, existe uma discrepância enorme entre o que se fala e o que se vive. Alguns dizem amar, porém a convivência é de quem odeia. Palavras distantes de ações são somente palavras. O texto sagrado diz honrar com lábios….mas coração distante. Não trouxe a intenção do coração e consequentemente não teve atitude de honrar a Deus!

Falei no inicio que quem ama, comprova através de demonstrações. Então responda: quanto vc ama a Deus? Suas ações condizem com suas palavras de Honra ao Todo Poderoso?

  1. Todos devem tributar Honra – I Crônicas 16:27,28

“Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor a glória e a honra, tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Trazei oferendas e chegai à sua presença, adorai o Senhor com ornamentos sagrados.”

  1. Honrar nas Festas Sagradas – Êxodo 23:14; Números 29:12; Deuteronômio 16:1

Três vezes por ano celebrarás uma festa em minha honra.”

Rosh Hashana – “No dia quinze do sétimo mês, tereis uma santa assembleia com a suspensão de toda obra servil. Celebrareis uma festa em honra do Senhor durante sete dias.”

Pessach – “No mês das espigas, cuida de celebrar a Páscoa em honra do Senhor, teu Deus, porque foi nesse mês que ele te fez sair do Egito, durante a noite.”

  1. Honrar tendo cuidado do Templo – Esdras 7:27

“Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei o desejo de honrar a casa do Senhor que está em Jerusalém, e que me fez obter o favor do rei, dos seus conselheiros e de todos os mais poderosos oficiais do rei! Enchi-me, pois de coragem, porque a mão do Senhor meu Deus estava comigo e reuni os chefes de Israel para que partissem comigo.”

  1. Honrar com seus bens – Provérbios 3:9,10

“Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas. Então, teus celeiros se abarrotarão de trigo e teus lagares transbordarão de vinho.”

  1. Honra e Obediência concedem vitórias:

Abia, Rei de Judá e Jeroboão, Rei de Israel. II Crônicas 13:11,15,16

“Cada manhã e cada tarde queimam em honra do Senhor os holocaustos e o incenso aromático. Os pães da proposição são dispostos na mesa pura, e cada tarde são acendidas as lâmpadas do candelabro de ouro. É porque nós observamos a lei do Senhor, nosso Deus, enquanto vós o abandonastes …… Judá soltou o grito de guerra e enquanto ecoava esse clamor, Deus feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abia e Judá. Os israelitas fugiram diante dos homens de Judá, às mãos dos quais Deus os entregou.”

Conclusão:

Se diante do Trono, os Seres Celestiais devotam Honra constante ao Eterno cabe a nós cumprir com alegria a parte que nos foi concedida e tributar continuamente Honra, Glória, Louvor e Adoração ao que Era, que É e sempre Será digno de toda Honra e Adoração! (I Timóteo 1:17)

“Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *