Pular para o conteúdo

Assembleia de Deus em Restauração

Logo da Assembleia de Deus em Restauração

Honrar a Deus – Parte 2

Icabode – Sem Glória, Sem Presença, Sem Honra!

I Samuel 4:21,22

Introdução:

Aprendemos na semana passada que aquele que ama, honra. Relembrando que Honrar significa valorizar, apreciar, estimar, reverenciar, tratar com distinção e deferência. Ter alguém em alta consideração, enxergando-o como importante e precioso bem como tudo aquilo que lhe diga respeito.

O Principio da Honra deve levar cada pessoa a tratar com esmero e cuidado todos os itens importantes e relevantes de quem se ama. O marido que ama sua esposa, cuida dos detalhes daquilo que a agrada, da mesma sorte a esposa o deve fazer (Efésios 5:33) e também os filhos com seus pais (Êxodo 20:12).

Quem Honra, ama! Quem ama, cuida! Quem cuida, ocupa-se com a pessoa deste amor e tudo que lhe pertença!!!

  1. Uma História de Desprezo e Desonra: (I Samuel 2:12-17)

Os filhos de Eli não se importaram em Honrar ao Senhor, nem Honrar as coisas que pertenciam a Ele. Ofertas e Sacrifícios eram usados em atitudes de desonra. Lembram quando disse que se honra através de atitudes e com ofertas? Veja o texto verso 17. Desprezavam a oferta….

Cuidado com atitudes de desprezo na hora de ofertar. O Eterno antes de aceitar a oferta, precisa aceitar o ofertante (Vide Caim e Abel). Veja sua Kavaná antes de apresentar sua oferta no altar! Existem inúmeros textos bíblicos ensinando sobre como ofertar e como não ofertar. Honre a Deus com sua vida e tbm com sua oferta!

  1. Olhos sem visão, ouvidos sem audição:

Os sentidos que possuímos em nosso corpo nos conectam com mundo material, mas tbm com mundo espiritual. Para viver bem na Terra, é preciso ter os sentidos perfeitos, caso contrário poderá ser considerado deficiente em alguma área. Existem hoje tecnologias bem avançadas que conseguem fazer com que alguns sentidos ausentes sejam corrigidos parcialmente para uma melhor qualidade de vida.

Entretanto, quando estes sentidos precisam ser conectados ao mundo espiritual, a tecnologia não pode ajudar. Você somente poderá ter contato com o mundo não visível mediante sua sensibilidade espiritual ativa e aguçada. A perda destes sentidos é extremamente prejudicial. (Mateus 13:13-15)

Eli, como Sacerdote perdeu audição e perdeu a “visão”! (I Samuel 4:15; 3:4,5)

Mesmo ao falar com seus filhos, não os repreendeu severamente e não tomou as devidas atitudes de Honrar a Deus retirando-os da posição em que estavam perpetuando o erro e a desonra. (I Samuel 2:29)

Reflita: Pra fazer a obra de Deus é preciso Honrar a Deus sobre todas as coisas!!!

  1. Advertência Antes da Sentença:

Vejamos: Amós 3:7; Gênesis 6:13,14 (Noé); 18:17,18 (Abraão).

A Bíblia relata que antes de enviar o juízo, o Eterno avisa e concede a oportunidade de misericórdia e arrependimento. Infelizmente, os que preferem o caminho da desonra, não dão ouvidos no tempo da advertência e perecem.

Existe oferta de misericórdia antes de perder a Glória, a presença e consequentemente a honra. O texto Sagrado diz que “a misericórdia triunfa sobre o juízo” e “não é da vontade de Deus que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

O perdão é colocado disponível para não enfrentar a sentença. Se houver atitudes de desonra em sua vida, ainda há oportunidade de arrependimento, perdão e livramento. Eis o dia aceitável do Senhor!

Para Israel, inúmeras vezes fora dada a oportunidade de reconciliação e ajuste de caminhos antes do castigo anunciado.

Relembrando: Para fomentar um ambiente de honra, é preciso desenvolver rituais de honra!

  1. Tragédia para uma Nação:
  1. A Arca – Símbolo visível de uma Glória invisível (Êxodo 25:21,22)
  2. Lugar Santíssimo – o lugar de separação e honra (Êxodo 40:21)
  3. Guerra e castigo – a arca é levada (I Samuel 4:10,11)
  4. Icabode – Sem Glória, Sem Presença, Sem Honra: (I Samuel 4:21,22)

Nome de uma criança que iria carregar traumas, peso, responsabilidade, lembrança de um fato terrível.

Ex. Nascimento Lucas Augusto e as Torres Gêmeas. 10/09/2001

Lucas é um nome masculino de origem grega que significa “luminoso” ou “aquele que ilumina”. É um nome de grande importância histórica e cultural, presente em diversas civilizações ao longo dos séculos. Historicamente, o nome Lucas esteve presente em diversas personalidades notáveis. Nome Bíblico que carrega uma essência cristã.

  1. Atitudes de Honra:
  1. A Arca na Terra dos Filisteus – 7 meses (I Samuel 6:1)
  2. A Arca na casa de Abinadabe – 20 anos (I Samuel 7:1,2)
  3. A Arca na Casa de Obede Edom – 3 meses (II Samuel 6:11)

Conclusão:

Pra você que ouve esta mensagem, Deus está lhe concedendo a oportunidade de mudança. Deixar de lado atitudes de desonra e achegar-se ao Trono, arrependido (a) para receber o perdão. Altar é lugar de cura e de mudanças. Você precisa decidir o que fará com a Presença. Você precisa decidir o que fará com a Arca!

O Dia do Senhor se aproxima e Ele virá pra buscar os que são seus. Os que lhe honram!!!

Cabe a nós cumprir com alegria a parte que nos foi concedida e tributar continuamente Honra, Glória, Louvor e Adoração ao que Era, que É e sempre Será digno de toda Honra e Adoração! (I Timóteo 1:17)

“Ao Rei dos séculos, Deus único, invisível e imortal, honra e glória pelos séculos dos séculos! Amém.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *